O blog Desbravando Madrid nos deu os detalhes:
Segundo a tradição cristã, um anjo caído é um anjo que foi expulso do céu por desobedecer ou rebelar-se contra as ordens de Deus.
Entre os anjos caídos encontramos Lucifer, Lilith e Mefistófeles. Etimologicamente "Lúcifer" significa 'brilhante' e 'portador da Luz' e, segundo as crenças, desde que se pôs contra Deus o sue nome foi alterado pra "Satanás" que significa 'opositor', 'adversário'.
A estátua do mais belo dos anjos encontra-se a 666 metros acima do nível do mar. O fato de o 666 ser o número da Besta e de a estátua ser uma das poucas "homenagens" a Lúcifer existentes no mundo, faz com que este recanto do Retiro seja um dos preferidos dos amantes do esoterismo.
Durante os anos 30 e 40 era costume as seitas satânicas e akelarres (reuniões de bruxas) reunirem-se neste local durante a noite e por esse motivo a estátua foi guardada pela polícia durante muito tempo, para evitar que estes atos fossem cometidos.
A estatua está apoiada sobre um tronco de madeira, com as asas estendidas, o braço esquerdo levantado tapando a cara, enquanto que o braço direito e a perna são rodeados por serpentes.
Esculpida em gesso no ano de 1877 pelo escultor madrileno Ricardo Bellver e recriada em bronze para ser utilizada na Exposição Universal de 1878 em Paris. Um ano depois foi comprada pelo Museu Nacional Espanhol por 4500 pesetas (27€ hoje em dia, uma fortuna na época) e colocada no lugar onde hoje se encontra no ano de 1885.
O pedestal é obra de Francisco Jareño y Alarcón e cada uma das faces ostenta um diabo com dois animais presos nas garras.
Com informações do blog Desbravando Madrid
O Anjo Caído aparece no final do filme | "El día de la Bestia" (1995) | de Álex de la Iglesia |
Nenhum comentário :
Postar um comentário