NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sexta-feira, outubro 05, 2012

Betinho: o pré-jovem guarda

Via A Música dos Anos 60




Esta é certamente uma das mais interessante e indispensáveis compilações desta excelente série que procura relembrar-nos do que de melhor se fazia no tempo da Jovem Guarda brasileira (e neste caso, também a pré jovem guarda). Trata-se do resgate do pioneiríssimo astro do rock brasileiro nos seus primórdios, Betinho. Ele foi, ao lado de Nora Ney e Cauby Peixoto, um dos primeiros a gravar rock no Brasil. 

Betinho nasceu na cidade de Rio de Janeiro/RJ em 1918 e faleceu em 30 de março de 2000, aos 82 anos em Maringá/PR.

Betinho e Seu Conjunto foi um grupo musical surgido no início dos anos 50 formado pelo músico/guitarrista, compositor e cantor Alberto Borges de Barros, o Betinho, considerado pelos pesquisadores musicais como sendo o primeiro grupo de rock'n'roll no Brasil. O grupo era ecléctico e tocava jazz, calipso, baião, choro, rock'n'roll, fox, música cubana, entre outros estilos musicais. Os músicos que acompanhavam Betinho eram, Renatinho (acordeão), Salinas (piano), Navajas (contrabaixo), Bolão (sax), Pirituba e Rafael (percussão/bateria). 
No início da sua carreira como músico, Betinho chegou a integrar orquestras de jazz com as quais se apresentava na Argentina. Nessa altura, compôs sucessos como Fel, Abandono, Moral da História, O Vendedor de Laranjas e Parte. Entre 1941 e 1946 foi solista da orquestra de Carlos Machado, no Rio de Janeiro e Niterói. 
Betinho e Seu Conjunto foi um dos maiores conjuntos de boate de São Paulo, eleito o melhor em 1957. As primeiras canções do grupo são em 1953 com, 78 RPM Baião e Sobremesa, Betinho no Choro, Batuca Jojo, entre outros. Em 1954 lança o fox Neurastênico, um dos clássicos mais conhecidos do grupo. A fase rock'n'roll chega em 1957 com Enrolando o Rock e o LP Rock e Calypso em 1958. Lança mais clássicos no fim dos anos de 1950 e durante a primeira metade dos anos de 1960. 
Além de possuir uma impecável técnica musical, a banda estava muito actualizada para a época, tocando primorosamente os ritmos nessa altura em voga. Dessa forma, ajudaram a abrir as portas para novos estilos e movimentos da música brasileira como a Jovem Guarda.
A banda desfez-se no início dos anos 60.
Em meados da década de 1960, Betinho torna-se evangélico e mais tarde, um pastor de renome. Passou a compor músicas religiosas ao estilo rock-balada, sendo o primeiro guitarrista evangélico do Brasil. 

Fontes: Wikipedia e Jovem Guarda - Recordar é Viver


Nenhum comentário :