Lua Negra (Black Moon), dirigido por Louis Malle em 1975, é um drama francês que mergulha no mundo dos sonhos, papéis de gênero e poder da natureza. É um filme visualmente deslumbrante e narrativamente ambíguo que se tornou um clássico cult.
O filme acompanha uma jovem chamada Lily (Cathryn Harrison) que foge de uma guerra (a natureza da guerra nunca é explicitamente mencionada) e se encontra em uma fazenda remota. Lá, ela encontra uma família estranha e isolada - uma velha muda, um irmão e uma irmã com relacionamentos ambíguos e várias crianças. A família coabita com vários animais, borrando as linhas entre humano e animal.
Perda da inocência: A chegada de Lily à fazenda simboliza uma transição de um mundo de violência (a guerra) para uma existência primal, quase animal.
Sexualidade e papéis de gênero: O filme desafia as normas tradicionais de gênero. A estrutura familiar é não convencional, e há sugestões de incesto e fluidez na sexualidade.
Natureza e o subconsciente: O cenário exuberante e onírico da fazenda e da floresta circundante reflete os desejos e ansiedades interiores dos personagens.
O poder dos sonhos: A qualidade onírica do filme borra as linhas entre realidade e fantasia, deixando o espectador questionando o que realmente está acontecendo.
Um banquete visual:
Lua Negra é conhecido por seus visuais impressionantes. Filmado na propriedade de Malle no Vale do Dordogne, o filme captura a beleza e a selvageria da natureza. O uso de luz natural e imagens oníricas cria uma atmosfera hipnotizante.
A narrativa do filme é deliberadamente ambígua. Não há explicação clara para os eventos que se desenrolam, e os espectadores são deixados para tirar suas próprias conclusões. Essa abertura alimentou discussões e interpretações por décadas.
Lua Negra não é para todos. Seu ritmo lento, a falta de explicações claras e as imagens surreais podem ser desafiadoras para alguns espectadores. No entanto, para aqueles que apreciam cinema de arte e filmes instigantes, Lua Negra é uma experiência recompensadora. É um filme que fica com você muito depois que os créditos rolam, incitando a reflexão sobre a natureza da realidade, da sexualidade e da condição humana.
The most beautiful things in the world, are the most useless. Peacocks and lilies for instance.
Black Moon (1975) dir. Louis Malle
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