NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, fevereiro 02, 2021

Buchetta del vino


A blogueira priiscillaguerra

 apresentou em seu instagram a famosa Buchetta del vino .

Em Florença, nas paredes de vários edifícios do centro histórico, existem ainda algumas das curiosas aberturas que eram utilizadas para a venda de 🍷 para as pessoas que passavam pela rua!

☑️ O costume de vender vinho diretamente dessas “janelinhas” dos palácios de famílias nobres remonta + ou - ao século 16, quando as turbulências no mercado europeu levaram a uma redefinição do comércio internacional e das atividades de manufatura 👉🏻 isso levou a um declínio das atividades que haviam enriquecido Florença e a deixado poderosa durante o período Medieval e o Renascimento.

☑️ Para tentar continuar tendo dinheiro e poder, as grandes famílias aristocráticas passaram a converter suas atividades em terras e fazendas agrícolas, com uma renda mais estável, onde eram produzidos vários bens, entre os quais um lugar de destaque estava ligado à produção de vinho 🍷

👉🏻 Essa “buchetta” permitia que o vinho fosse vendido com discrição diretamente na rua: era um meio mais fácil e ajudava a ter uma clientela muito numerosa, como evidencia a sua propagação em vários prédios da cidade.

☑️ Outro uso desses "buracos" reservados exclusivamente para palácios nobres, era o da caridade. Era costume deixar comida ou uma jarra de vinho no pequeno compartimento para os mais necessitados. 👉🏻 Durante o período de uma epidemia que dizimou a população florentina, elas serviam também para evitar qualquer forma de contato, utilizando uma pá de metal para receber o pagamento em moedas, imediatamente imersas em vinagre para desinfetar.

📍Do ponto de vista arquitetônico, os buracos abriam-se para uma divisão da parte térrea de dentro do edifício que se ligava facilmente à adega, onde alguém se encarregava da venda das garrafas de vinho em determinados momentos do dia. As aberturas permitiam a passagem exata de um fiasco, uma embalagem tipicamente Toscana.

Várias “buchette” não funcionam mais! Na foto 7 ainda têm a escrita que informava aos clientes sobre o horário de vendas 😍 As mais preservadas estão na via del Giglio e na via del Sole..










Créditos : 
 priiscillaguerra

Nenhum comentário :