NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, setembro 07, 2019

Relógio das Flores - 47 anos


Hoje,  o Relógio das Flores em Petrópolis, completa 47 anos. Para entender a história desse monumento, confira o texto de Rubens Silva para o jornal Tribuna de Petrópolis, publicado em 7 de setembro de 2002. 



O Relógio das Flores completa 30 anos hoje, e muitos não sabem das histórias que envolvem a sua criação, mas o idealizador de tudo isso pode ser visto pelas ruas da cidade, andando de maneira anônima, trazendo consigo a lembrança dos fatos que o levaram a ter essa idéia. O nome dele é Sílvio de Carvalho, 76 anos, que hoje vê o monumento sendo referência para os turistas de todo o país.

Em 1972, em plena ditadura militar, se decidiu em Brasília que todos os municípios do país tinham que prestar homenagem aos 150 anos de Proclamação da Independência. "O então prefeito João Ésio Caldara me incumbiu, por ser secretário de Serviços Públicos, de buscar uma solução para seguirmos a orientação federal, mas o caixa estava baixo e tivemos que ser criativos", disse Carvalho.

Silvio de Carvalho lembra que as homenagens alusivas aos 150 anos de Independência teriam que acontecer às 18h do dia 7 de setembro, tendo como meta envolver o país em um espírito de patriotismo, diante de um quadro conhecido por todos, onde a mão-de-ferro da ditadura sempre falava mais alto.

Essa incumbência aos municípios ocorreu em abril, e Carvalho lembra que, após a decisão pela construção do relógio de flores, foi preciso consultar a Universidade Católica, já que a construção seria logo em frente do muro. "Com a construção do relógio, conseguimos dar beleza ao local que era apenas um grande muro, mas foi necessária a busca de técnicos em relógios de empresas ou igrejas, ou seja, de grande porte, para tocar a nossa idéia".

Depois de algum tempo, os técnicos da empresa retornaram com a notícia de que tinham uma solução para a instalação dos mecanismos, como de funcionamento dos ponteiros, além do "coração", ou seja, o relógio de fato. "O relógio propriamente dito está instalado dentro de uma das salas da Universidade Católica, já que o acionamento da engrenagem dos ponteiros acontece à distância", explicou Sílvio.

Um segredo dos números, Sílvio de Carvalho revelou depois de 30 anos, já que os números em algarismos romanos foram feitos em bandejas de metal, mas em quatro diferentes conjuntos. "São quatro conjuntos de números, assim poderiam ser sempre trocados, mantendo-se sempre florido", revelou.

Hoje, o Relógio das Flores, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, parece estar lá há muito mais de 30 anos, e a maioria não se lembra de quando foi instalado.

"Fazemos as obras para ficarem marcadas, e acho que todos que participaram da criação e instalação do Relógio das Flores, que hoje é copiado em diferentes municípios, por certo estão felizes como eu estou", completou Carvalho.


Nenhum comentário :