NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

terça-feira, março 30, 2021

Anos dourados

 O marcado de home video já passou por diversas fases até recente extinção. No início dos anos 80, os filmes VHS não ficavam nas prateleiras. O cliente os escolhia por meio de fichas técnicas plastificadas em forma de "T". Algumas vinham junto com a fita original, mas a maioria era criada pelos proprietários das videolocadoras. Essas fitas não eram chamadas de "piratas", mas de "alternativas". Ir à uma videolocadora era uma deliciosa aventura.




segunda-feira, março 29, 2021

paisagem útil...

Em frente ao meu prédio tem um senhor que me acorda aos domingos com um forró bem raiz, gostoso mesmo, sabe? Durante meses foi assim. Quando a esposa dele foi diagnosticada com câncer, a musica parou.  
. No dia que eu ouvi o forró novamente fui até a sacada e acenei pra aquele vizinho. A esposa havia melhorado. E meus domingos também. 
Percebi hoje que desde o inicio da quarentena, a vida seguia num melancólico silencio. Hoje, sem forró, tentei não me absorver com tanto noticiário, redes sociais.  E recorro ao meu direito de prisioneiro. O direito de tentar fugir.  Portanto, ouço Tom Jobim.  
O piano jobiniano e a voz de Elis ninam o apartamento. A musica me conforta, ilumina. O dia tá bonito, porém inalcançável. Percebo que a musica está deslocada do tempo. O piano insiste.
Não era esse mundo que a música concebeu. Não era esse o país imaginado por aqueles que sonham. E a gente não sabe onde colocar o riso ou a melancolia. Atores que desconhecem o roteiro  e  tão desmotivados para  buscar seus personagens.  O que salva é a trilha sonora. “Pra que esse céu, pra que esse mar, pra que?’, pergunta Elis. .
A paisagem é inútil.

quinta-feira, março 18, 2021

Manoela

Belo poema de Manoela Ronai Porto  - aos 18 anos em 2013

Teu silêncio é liquido 
e me escorre 
pelas pontas dos dedos 
- cansados - 
gota a gota. 

Teu silêncio pinga
e te esvazia
de dúvidas.

Meu silêncio, volátil, 
é ar. 
Ecoa. Corre. Uiva. 
Assobia a te chamar.

Derruba sem querer, 
de cima da mesa,
aquele copo
aquela jarra
ou as certezas
cheias.

quarta-feira, março 03, 2021

Repassando

 Aos meus amigos  e  amantes da cultura.


Com um grande abraço e o pedido no sentido de encaminharem para um significativo número de amigos e amigas, sob pena de, por inércia, se perder um interessante site de consulta cultural.

Cada um encaminha para 20 a 25 destinatários e em breve contribuiremos para o reforço da existência do site.

Vamos aproveitar o que ainda é gratuito!

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;

·Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;

·Ler poesia de Fernando Pessoa

·Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;

·Ter acesso às melhores histórias infantis e vídeos da TV ESCOLA

·E muito mais...

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, bastando acessar o site: www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar

reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Divulgue para o máximo de pessoas!