NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, outubro 15, 2011

E vem pintando o (horário de) verão...

Horário de Verão. De novo!  Bom para caminhar no final da tarde, péssimo para quem acorda cedo. E volto a postar, para quem não conhece, um samba desconhecido dede Noel Rosa que já ironizava o Horário de Verão quando foi implantado pela primeira vez, em 1931. Noel Rosa compôs e gravou dois sambas ironizando o fato. Um dos sambas, "Pulo da Hora", também ficou conhecido pelo seu primeiro verso: "Que Horas São?". Já o outro, intitulado "Por Causa da Hora" (confira a letra), era identificado no selo do disco como "samba do horário".

Por Causa da Hora
Meu bem
Veja quanto sou sincero
No poste sempre eu espero
Procurou bonde por bonde
E você nunca que vem
Olho, ninguém me responde
Chamo, não vejo ninguém...

Talvez seja por causa dos relógios
Que estão adiantados uma hora
Que eu, triste, vou-me embora
Sempre a pensar porque
Não encontro mais você?

Terei que dar um beijo adiantado
Com o adiantamento de uma hora
Como vou pagar agora
Tudo o que comprei a prazo
Se ando com um mês de atraso?

Eu que sempre dormi durante o dia
Ganhei mais uma hora pra descanso
Agradeço ao avanço
De uma hora no ponteiro:
“Viva o Dia Brasileiro!”


O Pulo da Hora
Noel Rosa
(Que horas são ?)
Eu venho agora
Saber a hora
Que o ponteiro está marcando
No relógio da Senhora
Minha mulher
Sempre quer me dar pancada
Quando eu olho o mostrador
Do relógio da criada
Eu já danado
Com intriga e com trancinha
Arranquei hoje o cabelo
Do relógio da vizinha
Fiquem sabendo,
os senhores e as senhoras
Que o pai da minha pequena
Me manda embora ás 10 horas
Mas a pequena, que é sabida e muito sonsa
Com este pulo da hora
Já deu o pulo da onça
Há muito tempo
Briguei com o batedor
Troquei de mal com as horas
Quebrei o despertador
O meu relógio anda agora viciado
De tanto andar no meu bolso
Ele anda sempre atrasado

Nenhum comentário :