Sylvio Gonçalves - Revista Cinemin
Ao lado de seres como Godzilla e a [ilegível], o Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon) é uma das mais importantes contribuições da ficção científica dos anos 50. Entrou recentemente para a galeria de monstros famosos do cinema, ao lado de Drácula e Frankenstein. Segundo o Oitavo Passageiro, era o mais convincente do gênero e o único que realmente deu certo. O monstro estrelou três filmes e gerou um número considerável de imitadores.
EM O Monstro da Lagoa Negra, uma expedição de cientistas realiza expedição à Amazônia à procura do elo perdido, da raça dos seres anfíbios considerada extinta. Porém, quando um 'homem-peixe' mata um membro do grupo, resolve nadar na Lagoa Negra, refúgio do monstro. O líder da expedição, Dr. Maia, que se apaixona por ela. Quando o 'homem-peixe' a vê nadando, fica obcecado. Conseguem capturá-lo, mas ele escapa à noite, matando outros. O grupo é formado por: a noiva de Kay, David (Richard Carlson) e o líder da expedição Mark (Richard Denning), que lutam pela [mão] de Kay. Kay decide ficar. Mark é morto e David salva Kay. O confronto final ocorre quando o grupo dispara contra o homem-peixe, que ferido afunda na Lagoa Negra.
OS FILMES em 3D (processo que dá ilusão de relevo através do uso de óculos) costumavam ser superproduções. O filme possui um clima muito gótico, que posteriormente seria usado em filmes de ficção e também de horror. Visto hoje, o filme parece um pouco arrastado, mas mantém o suspense, principalmente nas cenas em que o monstro persegue a heroína. As cenas filmadas fora da lagoa, mas isso não compromete o resultado final.
O diretor Jack Arnold (O Incrível Homem que Encolheu, Tarântula) decidiu rodar o filme em Wakulla Springs, na Flórida, pois esperava que suas águas muito límpidas provocassem tanto uma sensação de mistério e romance quanto de terror e desconhecido. A melhor cena do filme é quando Kay nada na superfície da lagoa, o homem-peixe a observa e acompanha, sem que ela perceba. Segundo o 'monstro', foi a primeira cena de Tubarão. Sobre essa sequência, Arnold filmou com Julie Adams nadando na superfície e com o 'monstro' (o mergulhador Ricou Browning) por baixo. Cria-se um medo básico que as pessoas têm sobre o que se esconde nas águas de um lago, campo ou água. 'Você conhece a sensação: quando está nadando e algo lhe roça uma das pernas e você não sabe o que é... você fica apavorado. Esse medo é o horror vindo do desconhecido'.
Arnold também queria criar simpatia pela ser. Era necessário que a platéia o temesse mas, ao mesmo tempo, se penalizasse por sua paixão pela mocinha e, para isso, o 'monstro' foi desenhado por Bud Westmore. Teve muito cuidado, primeiro em decidir como ele se vestiria, depois, em pensar em filmá-lo em baixo d'água de forma convincente. O maior empecilho era que as bolhas de oxigênio apareciam por baixo da roupa, mas o 'mergulhador' de testes (Ricou Browning) resolveu o problema. Browning era o único que podia prender a respiração por [cinco minutos de cada] vez. A equipe mantinha um tubo de oxigênio fora do alcance da câmara. Fora d'água, [quando precisava] de ar, [mandava] ele, dava uma [bomba], podia se manter embaixo d'água por [mais tempo]. O monstro, em terra, foi interpretado por Ben Chapman e Tom Hennessey.
O sucesso comercial gerou duas continuações. Em A Vingança do Monstro (Revenge of the Creature), também foi filmado em 3D e dirigido por Arnold. O filme repete a fórmula, mas é inferior ao primeiro, por dedicar muitas cenas ao homem-peixe, agora num oceanário. O monstro é capturado, desta vez pela mocinha interpretada por Lori Nelson. O cientista John Agar, é levado a um oceanógrafo na Flórida, onde [cientistas] também desenvolvem sua capacidade iônica, mas o ser escapa e vinga-se dos captores. O filme marcou a estréia de Clint Eastwood e [ilegível].
A terceira parte, The Creature Walks Among Us, é dirigida por John F. Sherwood, que substituiu Jack Arnold, na direção, transformou o monstro em terrestre. O filme é o mais fraco. Um cientista captura o ser, que [sofre uma] muda, [ganhando] um pulmão. No final, escapa para o mar, e embora aparente estar morto, ele perde a capacidade de respirar embaixo d'água. O final é pessimista e deixa [margem para] uma continuação que nunca foi realizada.
FICHAS TÉCNICAS
O MONSTRO DA LAGOA NEGRA/CREATURE FROM THE BLACK LAGOON/1954/EUA.
Elenco: Richard Carlson, Julie Adams, Richard Denning, [Antônio Moreno], Nestor Paiva, Whit Bissell, Ben Chapman, Ricou Browning, Tom Hennessey, [ilegível]. Direção: Jack Arnold. Produção: William Alland. Roteiro: Harry Essex, Arthur Ross. Fotografia: William E. Snyder. Efeitos Especiais: Charles Welbourne. Distribuição Internacional: Universal Pictures.
REVENGE OF THE CREATURE/1955/EUA.
Elenco: John Agar, Lori Nelson, Ricou Browning, [John Bromfield]. Direção: Jack Arnold. Produção: William Alland. Roteiro: Martin Berkeley. Fotografia: Charles Welbourne. Distribuição Internacional: Universal Pictures.
THE CREATURE WALKS AMONG US/1956/EUA.
Elenco: Jeff Morrow, Ricou Browning (o ser, antes e depois), Rex Reason, Leigh Snowden, Gregg Palmer. Direção: John Sherwood. Produção: William Alland. Roteiro: Arthur Ross. Fotografia: Maury Gertsman. Distribuição Internacional: Universal Pictures.
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