Páginas

sábado, agosto 19, 2017

Supermercados Disco

A Distribuidora de Comestíveis Disco S.A, foi uma rede de supermercados da cidade do Rio de Janeiro. É considerada  a primeira rede do Brasil, organizada nos moldes norte-americanos.
Foi criada em 1952 em Copacabana por Antonio do Amaral, português de Mangualde.
 O Disco foi a maior rede de supermercados do Rio de Janeiro até a década de 1980, também com lojas  em Minas Gerais.
Chegou a possuir mais de 60 lojas, destacando-se as lojas "Gigante" (localizada no Bairro de Fátima), "Discão" (localizada na Avenida Brasil no bairro da Penha) e o "Boulevard" (localizada em Vila Isabel, ocupando o espaço da antiga Fábrica de Tecidos Tradição).
Essas três lojas, abertas na década de 1970 seguiam o formato de hipermercado, ofertando eletrodomésticos, artigos de vestuário, livraria e papelaria, além de alimentos. Também possuía um abatedouro e frigorífico próprio, localizado no município de Três Rios.
 Após forte expansão em 1988, a rede mergulhou em grave crise financeira em 1989. A organização foi vendida em 1990, após a morte do seu idealizador, para o grupo Paes Mendonça que incorporou os seus estabelecimentos no Rio de Janeiro e Juiz de Fora (sob o nome J. Paes Mendonça). Seus pontos de venda em Minas Gerais foram vendidos para o grupo Bretas, que pouco tempo depois, incorporaria o J. Paes Mendonça.  (Fonte Wikipedia)


supermercado disco copacabana

9 comentários:

  1. luciano franco3:35 PM

    EXCELENTE REPORTAGEM, FUI FUNCIONARIO DESTA GRANDE EMPRESA,, SO DISCORDO QUANDO É DITO QUE O SR ANTONIO DO AMARAL FALECEU ANTES DO GRUPO SER VENDIDO. AO CONTRARIO, O GRUPO FOI VENDIDO AO PAES MENDONÇA EM JULHO DE 90, E, INFELIZMENTE ELE VEIO A ÓBITO EM JANEIRO DE 91.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:02 PM

      Oi Luciano. Minha mãe trabalhou 18 anos para essa familia. Exatamente eu lembro que estava operado no Rio em 91 quando ficamos sabendo que eles perderam tudo e ele veio a falecer. Gostaria muito de encontrar os netos dele: joão, Pedro, Margarida e Joana.
      Vc sabe noticias deles? Um abraço

      Excluir
  2. Anônimo12:03 PM

    Bom dia. Meu nome é Carlos Eduardo, sou historiador e queria saber se posso utilizar a imagem da sacola do supermercado Disco em meu blog, com os devidos créditos, é claro. Um abraço e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carlos Eduardo! Pode sim,mas as duas primeiras foto são o Mercado Livre

    ResponderExcluir
  4. Queria saber de um funcionário da Disco. Seu primeiro nome é Ribamar

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:29 PM

    Boa tarde!!!

    Havia um Disco em SBC na caminho do mar, dentro dele tinha uma farmácia .. precisava de contato de alguém daquela época que trabalhava nessa farmácia... seria a respeito de um amor antigo. Alguém pode me ajudar?ohana.transportes18@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. O Sr Antonio de Mangualde - Viseu, foi um empreendedor com pouca escolaridade mas com uma visão administrativa de por inveja a muitos liceciadias em administração.

    ResponderExcluir
  7. Quem foi Manoel Ramalho no Disco

    ResponderExcluir
  8. Emilia9:31 AM

    Estou fazendo uma pesquisa histórica sobre este supermercado, quem tiver mais informações, trabalho em alguma das lojas, agradeceria muito se pudesse entrar em contato: emiliajomalinis@ufrrj.br

    ResponderExcluir

Chopps