NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

NOS ACOMPANHE TAMBÉM :

sábado, outubro 16, 2010

O preto no branco



Esse francês criou as bases para a arte do fotojornalismo. Era um pintor que se tornou mestre da fotografia.  Henri Cartier-Bresson (1908 -2004). Deixou a pintura e partiu para a fotografia nos anos 30, depois de uma temporada viajando pela África, onde vendia a carne de sua caça como sustento. Destruiu todas as pinturas ao descobrir as possibilidades da fotografia ao ver uma foto de Martin Muncasz, que mostrava três garotos no Congo que brincavam com as ondas do mar.
Com o final da Segunda Guerra, Bresson cria, em 1949, a agência Magnum de fotografia,  referencia até hoje na documentação do século 20.
Bresson me lembra um episódio muito engraçado que ocorreu em Maringá.  Os fotógrafos Ivan Amorin, Henri Jr e Heitor Marcon fariam uma exposição coletiva no Teatro Calil Haddad e me pediram para fazer  um release.  Como o texto seria distribuído para várias revistas e jornais, eu não assinei. Para abrir o release, citei uma frase de Bresson que eu já não me lembro mais.
Até aí tudo bem. Porem, um jornal da cidade resolveu dar crédito ao autor do texto. E adivinha quem assinou a matéria sobre a exposição? Ele mesmo. O camarada Henry Cartier Bresson!  

Nenhum comentário :